Nos Emirados Árabes Unidos, o Ministério de Estradas e Transporte de Dubai e a a operadora de metrô e VLT, Serco Middle East, estão usando a realidade virtual durante o treinamento de novos condutores.
“A introdução de tecnologias de ponta proporciona aos condutores em treinamento experiências e oportunidades interativas”, disse Hassan Mohammad Al Mutawa, Diretor de Operações da Agência Ferroviária da RTA. “Eles serão submetidos a vários cenários para aprimorar suas habilidades de controlar VLT’s e evitar incidentes. Essa exposição também aumentará a segurança dos passageiros e desenvolverá as reações dos condutores no sentido de antecipar e evitar os erros dos outros.”
Os planos futuros incluem o uso de realidade virtual para apoiar a manutenção, avaliações de risco, investigações de incidentes e treinamento de segurança.
Wallace Weatherill, diretor administrativo da Serco para o contrato de metrô e VLT de Dubai, disse que o treinamento baseado em realidade virtual complementaria os métodos tradicionais de treinamento para ajudar os treinandos na transição entre o treinamento teórico baseado em sala de aula e o treinamento prático na cabine. “Motoristas em treinamento mais bem preparados também terão menos probabilidade de se envolver em um incidente durante o treinamento”, disse ele.