A Trenes Argentinos inaugurou uma extensão de duas estações de seu serviço local de passageiros entre Paraná (Cidade na Argentina) e Berduc (Cidade na Argentina) na província de Entre Ríos na Argentina.
Da cidade do Paraná circulam dois trens por dia até as novas estações La Picada e Jorge Méndez, que contam com plataformas de 55m de comprimento com rampas de acesso, abrigos e iluminação de LED. A operadora também está modernizando outras nove estações da rota, além do depósito na cidade do Paraná.
“Hoje é um dia histórico”, disse Adan Bahl, prefeito da cidade do Paraná, na inauguração da extensão de 3,6 km em 31 de março de 2023. “Depois de três décadas sem serviço, o trem religa La Picada ao Paraná, algo que gera muita emoção em toda a comunidade. É realmente emocionante que haja um governo nacional que priorize e invista na recuperação de nossos trens. Nossa cidade é o epicentro de uma área metropolitana que engloba todas as cidades do entorno e temos o desafio de pensar o transporte público nessa escala”.
O ministro dos Transportes, Diego Giuliano, disse que 16 serviços de passageiros e três de carga foram lançados pelo atual governo nacional, reconectando 73 lugares.
“Alguns acreditam que isso é um desperdício de recursos”, disse ele. “Acreditamos que é um grande investimento para a população e para a cidade do Paraná e toda a rede urbana da província de Entre Ríos.” Acrescentou que os opositores à expansão ferroviária olham apenas para o custo e para a receita, mas acredita que os novos serviços “melhoram a economia regional, os negócios, a educação, a cultura e as relações sociais”.