A empresa chinesa CRRC Changchun Railway Vehicles despachou o primeiro lote de “unidades múltiplas elétricas” de dois andares “Waratah Série 2” para os trens urbanos de Sydney na Austrália, 18 meses após a assinatura do contrato.

Um inicial 24 conjuntos “Waratah Série 2” foram encomendados da Downer EDI em dezembro de 2016. Em fevereiro de 2019, o governo de Nova Gales do Sul anunciou que iria “acelerar” a entrega de mais 17 unidades para acomodar a demanda crescente.

As “EMUs (unidades múltiplas elétricas) da Série 2” são semelhantes aos 78 conjuntos Waratah de oito carros entregues em 2011-14 pelo consórcio Reliance Rail, liderado por Downer, sob um contrato de PPP. A construção foi terceirizada para a chinesa CRRC Changchun Railway Vehicles, que havia fabricado as carrocerias para a frota original. A primeira versão começou a entrar em serviço em setembro de 2018.

Embora a produção do último lote tenha sido afetada pela pandemia de coronavírus, a CRRC disse que a equipe do projeto trabalhou duro para superar “vários fatores adversos”. Isso incluiu quarentena de funcionários e interrupções no fornecimento de materiais. O fabricante também incorporou lições aprendidas com as unidades anteriores.

Cada EMU é formada por quatro carros motorizados e quatro carros padrão e tem uma velocidade máxima de 130 km/h em operação normal. O CRRC disse que os trens atendem aos padrões australianos, bem como “os mais avançados padrões internacionais”, e seriam “seguros, confortáveis, com economia de energia e uma vida operacional relativamente longa”.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp