O prazo de conclusão do programa “Ferrocarril Central” de modernização da linha de 273 km entre Montevidéu e Paso de los Toros foi adiado de setembro de 2022 para maio de 2023.
Ao final de 2020 as obras estavam 31% concluídas, ao invés dos 53% planejados originalmente.
A principal causa do atraso é a morosidade do processo de aquisição de terrenos necessários às obras, incluindo duplo rastreamento e construção de diversos trechos do novo traçado.
A fábrica de celulose UPM que está sendo construída perto de Paso de los Toros enviará sua produção inicialmente por rodovia até que as obras da ferrovia sejam concluídas.
Durante o mês de março, a empreiteira da Ferrocarril Central CCFC recebeu 13 vagões SGS, fornecidos pela empresa belga DAXI, para o transporte de trilhos longos, bem como uma socadora Plasser & Theurer “Unimat 08-475/3S” e um regulador de lastro “PBR 400 U-RS”. Também recebeu algumas das 124 peças encomendadas da Amurrio Ferrocarriles y Equipos na Espanha.
O CCFC iniciou a instalação das quatro seções da ponte Pintado que terá 200 metros, 1,3 km ao sul da estação Flórida. É a mais longa das pontes que será substituída no âmbito do programa.