A Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) concluiu a conversão da fonte de alimentação de tração em toda a sua rede de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT’s), que tem de extensão 196 km de rota, de 600 V/CC para 750 V/CC.

Realizada em duas noites no início de abril, sem interromper as operações normais, a conversão melhora a eficiência energética e dá à Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) a oportunidade de introduzir serviços mais frequentes.

O projeto envolveu modificações em mais de 60 retificadores, 139 transformadores e alterações em alguns componentes de 150 VLTs Tipo GT6. Não houve necessidade de modificar a frota de VLTs Flexity da BVG de mais de 200 veículos, pois eles foram construídos desde o início para aceitar uma fonte de alimentação de 750 V CC.

A BVG planejou a conversão por mais de três anos, reequipando quando necessário e realizando testes.

Antes da conversão da rede principal, a BVG mudou a rede isolada de Köpenick, nos subúrbios do sudeste de Berlim, para a tensão mais alta durante a noite de 11 para 12 de março de 2023.

O projeto Köpenick serviu de teste para a conversão da rede principal que ocorreu três semanas depois, permitindo que os equipamentos e procedimentos fossem verificados.

As 22 rotas da rede de VLT de Berlim movimentaram 131,8 milhões de passageiros em 2021.

Imagem: BVG/Sven Lambert

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp