O West Midlands Metro recebeu o primeiro de oito bondes CAF Urbos, de terceira geração, já equipados com bateria, isso antes da abertura das extensões de linhas para Edgbaston Village na extremidade de Birmingham, em seu trecho de veículos leves e para a estação de Wolverhampton na outra extremidade.

Em outubro de 2019, a Autoridade de Transporte de West Midlands selecionou a CAF para um contrato de £ 83,5 milhões para fornecer 21 veículos leves, bem como fornecer 30 anos de suporte técnico e gerenciamento para as baterias de íon-lítio a bordo que permitem a operação em seções de trilhos sem catenária.

A fase inicial da extensão Westside entre a Grand Central e as paradas da Biblioteca no centro da cidade de Birmingham, inaugurada em dezembro de 2019, foi a primeira seção de um trem moderno no Reino Unido onde veículos leves movidos a bateria são usados ​​na operação regular de passageiros. Os 21 bondes CAF Urbos existentes foram reformados com baterias de tração tipo Saft Greentech.

O último lote de veículos leves está sendo fabricado na fábrica da CAF em Zaragoza, na Espanha, com oito a serem entregues nos próximos meses; espera-se que os cinco primeiros entrem em operação este ano (2021). Os 13 restantes serão entregues em 2023, antes da abertura da rota Black Country agora em construção entre Wednesbury, Dudley e Brierley Hill.

“Estes são tempos incrivelmente emocionantes”, disse o prefeito de West Midlands Andy Street em 14 de maio. “É claro que precisaremos de muito mais veículos em operação à medida que atraímos mais e mais pessoas para o metrô. Nossos bondes não são apenas uma alternativa rápida e fácil ao carro, mas também são muito mais ecológicos, ajudando a reduzir a poluição do ar e a enfrentar a emergência climática.”

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp